Na Fase 1, EXPLORAR, destrinçamos as narrativas sociais que enquadram as nossas práticas partilhadas mais-que-humanas de viver com o fogo e de o experienciar. Seguimos o fio condutor dessas narrativas nos discursos institucionais, normativos e públicos e nas ações legislativas, das organizações de governança e dos meios de comunicação social.
Centramo-nos em dois grandes quadros narrativos: as políticas públicas e os meios de comunicação social.
Recolhemos e analisamos instrumentos legais e normativos, bem como documentos oficiais e planos de gestão em torno dos incêndios florestais e da proteção animal em cada um dos três países. Na Austrália e no Brasil, ambos estados federais (ao contrário de Portugal), estamos a analisar os níveis federal e estadual.
Esta informação é compilada numa base de dados sobre políticas públicas, animais e desastres, que será atualizada no decurso do projeto, constituindo assim a base para um observatório sobre o tema. Esta base de dados será disponibilizada para análise científica secundária por estudantes e académicos, após o final do projeto
Recolhemos notícias dos meios de comunicação tradicionais (jornais e televisão), bem como materiais escritos e visuais das redes sociais, de cada um dos três países em estudo. Esta informação é compilada numa base de dados sobre meios de comunicação social, animais e desastres, que será atualizada no decurso do projeto, constituindo assim a base para um observatório sobre o tema. Esta base de dados será disponibilizada para análise científica secundária por estudantes e académicos, após o final do projeto.
Financiado pela União Europeia (ERC, ABIDE, n.º 101043231). Os pontos de vista e opiniões expressas são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência Executiva do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia, nem a autoridade financiadora podem ser responsabilizadas pelos pontos de vista e opiniões expressas neste site.