ABIDE — Animal ABidings: recoverIng from DisastErs in more-than-human communities, é um projeto de investigação financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC) através de uma Bolsa de Consolidação (ID 101043231) atribuída a Verónica Policarpo.
O que podemos aprender com os animais sobre a recuperação de desastres, em particular incêndios florestais catastróficos? O ABIDE pretende reimaginar formas de prestar atenção às experiências de desastres dos animais não-humanos, para depois traduzir as suas histórias. No final, ambiciona incluir as suas perspetivas nos modos existentes de conhecimento e governança dos desastres.
O ABIDE parte do contexto atual de crise climática, que enquadra os cenários dantescos de catástrofes iminentes, tais como incêndios florestais, cheias, tornados e furacões, e a consequente perda de vidas humanas e não-humanas, de espaços habitáveis e extinção de espécies.
Centrando-nos nos incêndios florestais como desastres que desafiam o conhecimento já existente num contexto de alterações climáticas e exploração humana dos recursos naturais, propomos comparar três países onde estes eventos têm assumido proporções cada vez mais críticas: Austrália, Brasil e Portugal. Abordamos uma lacuna de espécies no nosso conhecimento sobre desastres e sobre incêndios florestais em particular, explorando as possibilidades de aprender com os animais sobre como viver e lidar com mudanças extremas e a incerteza, em áreas propensas a incêndios florestais.
Partindo do contributo de sociólogos, antropólogos, biólogos e geógrafos, o ABIDE pretende sintonizar, traduzir e incluir as perspetivas, experiências e histórias dos animais no nosso conhecimento sobre como as comunidades multiespécies podem recuperar melhor da experiência traumática dos incêndios florestais.
Propomos construir um quadro interdisciplinar para explorar a capacidade dos seres humanos e dos animais de construírem comunidades multiespécies resilientes a incêndios florestais e a outros desastres. Aspiramos a identificar os fundamentos de uma episteme pós-espécie e, assim, expandir as fronteiras do conhecimento sobre as relações entre humanos e animais, bem como contribuir para uma governança mais-que-humana dos desastres.
O ABIDE está sedeado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal, e no Human-Animal Studies Hub. Começou oficialmente em 2023 e prolongar-se-á até 2028.
aprender com os animais como recuperar dos incêndios florestais
Financiado pela União Europeia (ERC, ABIDE, n.º 101043231). Os pontos de vista e opiniões expressas são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência Executiva do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia, nem a autoridade financiadora podem ser responsabilizadas pelos pontos de vista e opiniões expressas neste site.